Geral SE LIGUE!
COLÔMBIA ELEGE CANDIDATO DA ULTRADIREITA APÓS 1º GOVERNO DE ESQUERDA
Conhecido como “O Tigre”, o advogado milionário e candidato da ultradireita derrotou a esquerda com discurso focado em segurança radical e patriotismo
22/06/2026 08h55
Por: ROGERIO ANTUNES LIMA Fonte: Redação Dias d'Ávila Acontece

O advogado e empresário Abelardo de la Espriella foi eleito presidente da Colômbia neste domingo. Representando a ultradireita, o candidato superou o esquerdista Iván Cepeda no segundo turno das eleições. A vitória marca uma guinada conservadora na política do país, que encerra o ciclo de seu primeiro governo de esquerda.

Apelidado de "O Tigre", o político capitalizou o desencanto popular com a gestão do atual presidente Gustavo Petro. Logo após o resultado preliminar, de la Espriella recebeu felicitações de Donald Trump. "A toda essa máfia que desgoverna a Colômbia, eu digo: aqui há um povo que não se ajoelha", declarou o líder eleito em discurso contra o sistema tradicional.

Aos 47 anos, o novo presidente construiu sua fortuna atuando na defesa de paramilitares e políticos ao longo de sua carreira jurídica. Com dupla nacionalidade, ele propõe reduzir o Estado em 40% e adotar táticas de combate ostensivo. A Colômbia enfrenta atualmente um pico de violência armada e se mantém como a principal parceira militar americana na região.

Para conter o avanço do narcotráfico, o líder eleito aposta em formar alianças militares com os Estados Unidos e Israel. Ele defende a flexibilização do porte de armas e a construção de megapresídios subterrâneos. "No meu governo, bandido que não se submeter será abatido", prometeu Abelardo de la Espriella durante os comícios eleitorais.

O político também anunciou a intenção de extinguir o tribunal especial criado pelo acordo de paz com a antiga guerrilha das Farc em 2016. Devido às suas propostas extremas e supostas ameaças de morte, o advogado conduziu sua campanha sob forte esquema de segurança policial, discursando frequentemente protegido por cabines à prova de balas.

Dono de marcas de roupas e vinhos, o novo chefe de Estado atrai seguidores cultivando uma imagem de sucesso e luxo. Ele declarou publicamente ter abandonado uma vida confortável na cidade de Florença, na Itália, para assumir o comando da nação sul-americana, em um ato que classificou como sacrifício patriótico.

Embora baseie seu discurso no desprezo à classe política, o novo líder colombiano mantém fortes laços com o ex-presidente Álvaro Uribe. Durante o pleito, o candidato enfrentou críticas por declarações consideradas machistas e homofóbicas, mas as polêmicas não frearam sua ascensão nas urnas da Colômbia.